1) (CEFET-PR) Um espelho côncavo, quando colocado no ar, produz, de um objeto real, uma imagem real situada a 40 cm do vértice do espelho. Quando o conjunto todo é mergulhado em água, a nova imagem formada:
a) será menor que a anterior;
b) será virtual;
c) estará situada a mais de 40 cm do vértice do espelho;
d) será maior que a anterior;
e) ocupará a mesma posição ocupada anteriormente.
2) (UcPel-RS) Para projetarmos sobre um anteparo a imagem de um objeto real, dispomos de três espelhos: um plano, côncavo e um convexo.
a) Utilizando o espelho plano, o objeto pode ficar em qualquer posição em relação ao espelho.
b) Utilizando o espelho côncavo, o objeto deverá ficar localizado entre o foco e o vértice do espelho.
c) Utilizando o espelho convexo, o objeto deverá situar-se a uma distância do espelho maior que a distância focal.
d) Utilizando o espelho côncavo, o objeto deverá situar-se a uma distância maior que a distância focal.
e) Em qualquer espelho, a imagem sempre será projetada numa tela.
3) (UNOPAR-PR) Um lápis de 10 cm de comprimento é colocado em pé, a 1 m de distância de um espelho côncavo cuja distância focal é igual a 0,5 m. A imagem do lápis é, em relação ao objeto:
a) virtual, direita e menor;
b) real, direita e maior;
c) virtual, invertida e igual;
d) real, invertida e igual;
e) virtual, invertida e maior.
4) (UEL-PR) Uma superfície refletora esférica côncava, cujo raio de curvatura é de 30 cm, é usada para formar a imagem de um pequeno objeto localizado a 60 cm da superfície, conforme o esquema:
A imagem se forma a uma distância da superfície que vale, em cm:
a) 15
b) 20
c) 30
d) 45
e) 60
5) (UNIMEP-SP) Um objeto é colocado a 180 cm de um espelho esférico convexo, e a imagem formada se encontra a 18 cm do espelho. A distância focal desse espelho é:
a) 10 cm
b) 150 cm
c) 198 cm
d) 162 cm
e) 20 cm
6) (UNIFOR-CE) De um objeto que está a 3,0 m de um espelho esférico, este produz uma imagem virtual a 1,0 m do seu vértice. O citado espelho é:
a) convexo, de distância focal 1,5 m;
b) côncavo, de distância focal 1,5 m;
c) convexo, de distância focal 1,33 m;
d) côncavo, de distância focal 1,33 m;
e) convexo de distância foca 4,0 m.
7) (VUNESP-SP) Uma haste luminosa O é colocada diante de um espelho côncavo, de foco F, perpendicularmente ao seu eixo principal e com uma de suas extremidades sobre ele. Se a distância da haste ao espelho for igual a 3/2 da distância focal do espelho, qual a alternativa que melhor representa a imagem I formada?
8) (UCPel-RS) Um objeto real linear é colocado a 80 cm de um espelho esférico perpendicularmente ao eixo principal. A altura da imagem produzida é igual a 1/4 da do objeto e é inversa. O raio do espelho é:
a) 32 cm
b) 40 cm
c) 80 cm
d) 16 cm
e) 50 cm
9) (UEPG-PR) Um objeto direito é colocado a uma distância de 1 m em relação ao vértice de um espelho côncavo de 20 cm de raio. Assim sendo:
a) a sua imagem é direita e ela está a uma distância de 11 cm do vértice do espelho;
b) a sua imagem é invertida e ela está a uma distância de 11 cm do vértice do espelho;
c) a sua imagem é direita e ela está a uma distância de 9 cm do vértice do espelho;
d) a sua imagem é invertida e ela está a uma distância de 9 cm do vértice do espelho;
e) a sua imagem é direita e ela está a uma distância de 20 cm do vértice do espelho.
10) (UFSC) Considere um espelho esférico côncavo com um objeto à sua frente, situado a uma distância do foco igual a duas vezes a distância focal, conforme mostra a figura abaixo:
Em relação à imagem fornecida pelo espelho, assinale a(as) proposição(ões) Correta(s):
01- Como não foi fornecida a distância focal, não podemos afirmar nada sobre a posição da imagem.
02- A distância da imagem ao foco é igual a metade da distância focal.
04- A imagem é real, invertida e seu tamanho é igual a metade do tamanho do objeto.
08- A distância da imagem ao foco é igual à distância focal, e a imagem é real e invertida.
16- A distância da imagem ao espelho é igual a duas vezes a distância focal.
32- A imagem é real, direita e seu tamanho é igual a um terço do tamanho do objeto.
64- A distância da imagem ao espelho é igual a uma vez e meia a distância focal.
11) (UEM-PR) Desejamos projetar uma imagem de um objeto real sobre uma tela, usando um espelho esférico que dista 6,0 m dela. A distância do objeto ao espelho deve ser igual a 25 cm e sua altura é 2,0 cm. Determine a distância focal do espelho.
12) (MACK-SP) A 12 cm de um espelho esférico de Gauss, colocamos um objeto perpendicularmente ao seu eixo principal. A imagem obtida, projetada em um anteparo, tem altura igual ao dobro da do objeto O raio de curvatura desse espelho é:
a) 6 cm
b) 14 cm
c) 16 cm
d) 18 cm
e) 24 cm
13) (UEM-PR) Um objeto de 5,00 cm de altura é colocado a 30 cm à frente de um espelho côncavo, de distância focal de 10,0 cm. Sobre isto, assinale o que for correto:
01- A distância focal de um espelho esférico côncavo é igual à metade do raio de curvatura do espelho.
02- Raios de luz paralelos e próximos ao eixo principal do espelho côncavo, ao se refletirem, convergem em um ponto F, denominado foco principal do espelho.
04- Ao dobrar-se a distância focal do objeto ao espelho côncavo, a distância da sua imagem ao espelho também dobra.
08- A imagem do objeto será invertida, tendo 2,5 cm de altura.
16- Se o objeto for colocado no centro de curvatura do espelho côncavo, a imagem será do mesmo tamanho e se localizará no foco.
32- A imagem do objeto situa-se a 15 cm do vértice do espelho.
14) (UFPR) O espelho usado para retoques na maquilagem é um espelho côncavo. Se um objeto é colocado entre o foco e o vértice desse espelho, há formação de imagem virtual, direita e maior. Considere que um indivíduo observa um dos seus olhos, cuja íris, de 0,80 cm de diâmetro, se encontra a uma distância de 6,0 cm do vértice de um espelho côncavo de raio de curvatura igual a 20,0 cm. Qual o diâmetro da imagem da íris observada pela própria pessoa?
15) (PUC- MG) No esquema representado na figura desta questão, são dadas as posições de um objeto, de um espelho e da imagem formada pelo espelho. Em relação ao espelho e à sua distância focal f, é correto afirmar que o espelho é:
a) convexo e f = x
b) côncavo e f = 2x
c) convexo e f = 4x
d) côncavo e f = 3x
e) convexo e f = 3x
16) (UERJ) A imagem I de um fonte puntiforme P foi obtida através de um espelho côncavo colocado à direita da fonte, cujo centro de curvatura se encontra no ponto C:
a) Calcule a distância da fonte ao vértice do espelho côncavo.
b) Substituindo-se o espelho côncavo por um convexo, cujo vértice se encontra no ponto C, e sabendo-se que a distância entre P e I não se altera, calcule a distância da fonte ao centro de curvatura desse espelho convexo.
17) (ITA-SP) Um jovem estudante, para fazer a barba mais eficientemente, resolve comprar um espelho esférico que aumenta duas vezes a imagem do seu rosto quando se coloca a 50 cm dele. Que tipo de espelho ele deve usar e qual o raio de curvatura?
a) Convexo com r = 50 cm
b) Côncavo com r = 200 cm
c) Côncavo com r = 33,3 cm
d) Convexo com r = 67 cm
e) Um espelho diferente dos mencionados
18) (UNICAMP-SP) Uma das primeiras aplicações militares da óptica ocorreu no século III a. C., quando Siracusa estava sitiada pelas forças navais romanas. Na véspera da batalha, Arquimedes ordenou que 60 soldados polissem seus escudos retangulares de bronze, medindo 0,5 m de largura por 1,0 m de altura. Quando o primeiro navio romano se encontrava a aproximadamente 30 m da praia para atacar, à luz do Sol nascente, foi dada a ordem para que os soldados se colocassem formando um arco e empunhassem seus escudos, como representado esquematicamente na figura abaixo. Em poucos minutos, as velas do navio estavam ardendo em chamas. Isso foi repetido para cada navio e, assim, não foi dessa vez que Siracusa caiu. Uma forma de entendermos o que ocorreu consiste em tratar o conjunto de espelhos como um espelho côncavo. Suponha que os raios do Sol cheguem paralelos ao espelho e sejam focalizados na vela do navio.
a) Qual deve ser o raio do espelho côncavo para que a intensidade do Sol concentrado seja máxima?
b) Considere a intensidade da radiação solar no momento da batalha como 500 W/m2. Considere que a refletividade efetiva do bronze sobre todo o espectro solar é de 0,6, ou seja, 60 % da intensidade incidente é refletida. Estime a potência total incidente na região do foco.
Gabarito:
1) e
2) d
3) d
4) b
5) e
6) a
7) d
8) a
9) b
10) 70 (02,04,64)
11) 24 cm
12) c
13) 43 (01,02,08,32)
14) 2 cm
15) b
16) a) 60 cm
b) 60 cm
17) b
18) a) 60 m
b) 9000 W
Home »
Exercícios de Óptica
» Determinação Analítica de Imagens nos Espelhos Esféricos