A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Provérbios 4:7

On-line

Espiras e Bobinas

1)(PUC-SP) Nos pontos internos de um longo solenóide percorrido por corrente elétrica contínua, as linhas de indução do campo magnético são:

a) radiais com origem no eixo do solenóide;
b) circunferências concêntricas;
c) retas paralelas ao eixo do solenóide;
d) hélices cilindricas;
e) não há linhas de indução, pois o campo magnético é nulo no interior do solenóide.

2) (UEPG-PR) Com relação aos eletroímãs, é correto afirmar:

a) Um eletroímã só exerce ação magnética enquanto nele circula corrente elétrica.
b) A imantação de um eletroímã pode ser aumentada ou diminuída, bastando, para tanto, aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica.
c) A polaridade de um eletroímã pode ser invertida, bastando, para tanto, inverter o sentido da corrente elétrica.
d) Os eletroímãs são usados em motores, geradores, telefones e campainhas.
e) Todas as afirmações das alternativas anteriores são corretas.

3) (UFU-MG) Considerando o elétron, num átomo de hidrogênio, como sendo uma massa pontual girando, no plano da folha, numa órbita circular como mostra a figura, o vetor campo magnético criado no centro do círculo por esse elétron é representado por:


4) (FMSC-SP) Considere as afirmações I, II e III:

I. Uma espira, na qual flui uma corrente elétrica, gera um campo magnético cujas linhas de força são paralelas ao plano da espira.
II. Um conutor muito longo, retilíneo e horizontal, quando percorrido por corrente elétrica, gera um campo magnético cujas linhas de força são retas horizontais.
III. O campo magnético, gerado por um ímã em forma de barra, não é uniforme.

Dentre as afirmações:

a) somente I é correta;
b) somente II é correta;
c) somente III é correta;
d) I e II são corretas;
e) I e III são corretas.

5) (CEFET-PR) Um solenóide de "n" espiras tem o seu eixo posicionado como mostrado na figura. Se uma corrente elétrica constante circula no sentido horário em relação ao observador, verifica-se que surge um campo magnético:


a) no interior do solenóide, afastando-se do observador;
b) no interior do solenóide, aproximando-se do observador;
c) radial em relação ao eixo do solenóide, no sentido horário;
d) circular no interior do solenóide, no sentido horário;
e) circular no interior do solenóide, no sentido anti-horário.

6) (UEPG-PR) Uma bobina é obtida enrolando-se um fio na forma helicoidal, como ilustrado na figura.


A configuração correta do campo magnético no interior da bobina, se ele é percorrida por uma corrente elétrica contínua no sentido indicado, é:


7) (MACK-SP) Considere um solenóide, uma espeira circular e um fio retilíneo percorridos por correntes elétricas de intensidade constante i, como mostram as figuras abaixo. A alternativa que mostra corretamente a direção e o sentido de B (vetor campo de indução magnética) no ponto P de cada situação é, respectivamente:


8) (UNIC-MT) Um anel condutor de raio 0,2π m, situado no vácuo, é percorrido por uma corrente de 6,0 A. Sendo μ0 = 4π . 10-7 T.m/A, a intensidade dp vetor indução magnético é:

a) 6,0 . 10-6 T
b) 0,2 T
c) 2 . 10-5 T
d) 6,5 T
e) 1,2 T

9) (OSEC-SP) Uma espira circular de raio π cm é percorrida por uma corrente de intensidade 2,0 A, no sentido anti-horário, como mostra a figura. O vetor indução magnética no centro da espira é perpendicular ao plano da figura e de intensidade:


a)4 . 10-5 T, orientado para fora
b) 4 . 10-5 T, orientado para dentro
c) 2 . 10-4 T, orientado para fora
d) 2 . 10-4 T, orientado para dentro
e) 4 . 10-4 T, orientado para fora

10) (OSEC-SP) Um solenóide possui 20000 espiras por metro. A intensidade do vetor idução magnética originado na região central do solenóide, devido à passagem de uma corrente de intensidade 0,5 A, é de (μ0 = 4π . 10-7 T.m/A)

a)4π . 10-3 T
b) 5π . 10-4 T
c) 6π . 10-2 T
d) 4 . 10-3 T
e) nulo

11) (PUC-MG) Duas espiras circulares, E1 e E2, concêntricas e coplanares, de raios R1 = 10 cm e R2 = 2,5 cm, são percorridas por correntes i1 e i2, sendo i1 = 10 A. Para que o campo magnético B no centro das espiras seja nulo, é necessário que i1 e i2 tenham:

a) sentidos opostos e i2 = 2,5 A
b) mesmo sentido e i2 = 10 A
c) mesmo sentido e i2 = 5,0 A
d) sentidos opostos e i2 = 4,0 A
e) sentidos opostos e i2 = 10 A

12) (UFSCAR-SP) Um fio condutor é dividido em dois, que logo se juntam novamente, formando uma espira ciruclar de raio r, conforme a figura:


Se uma corrente i cirucla pelo fio, o módulo do camno magnético B no centro da espira é:

a) proporcional à corrente i
b) zero
c) proporcional a i/r
d) proporcional a 1/r
e) proporcional a √ (i/r)

13) (UMC-SP) São dadas duas espiras circulares concêntricas de raios R1 e R2, conforme a figura percorridas por correntes de intensidades i1 e i2, respectivamente. A condição para que o vetor indução magnética resultante no centro das espiras seja nulo é:



14) (UNICENP-PR) Uma espira circular de raio 4 cm está no plano do papel, conforme mosra a figura abaixo. Na região da espira tem-se vácuo, cuja constante de permeabilidade magnética é 4π . 10-7 T.m/A. Quando a espira for percorrida por uma corrente elétrica de intensidade 6 A, o campo de indução magnética no seu centro é mais bem representado pela alternativa:


a) 3 . 10-4 T, entrando no plano;
b) 3π . 10-5 T, saindo do plano;
c) 3π . 10-5 T, entrando no plano;
d) 3 . 10-5 T, saindo do plano;
e) 3 . 10-2 T, entrando no plano.

15) (FAMECA-SP) Uma espira circular de raio 30π cm é percorrida por uma corrente de intensidade 6 A, no sentido anti-horário, como mostra a figura. O vetor campo magnético no centro da espira é perpendicular ao plano da figura, de intensidade:  (Dado: μ0 = 4π . 10-7 T.m/A)


a) 4 . 10-8 T, orientado para fora;
b) 4 . 10-8 T, orientado para dentro;
c) 4 . 10-6 T, orientado para fora;
d) 4π . 10-6 T, orientado para dentro;
e) 4π . 10-6 T, orientado para fora.

16) (UNOPAR-PR) Duas espiras circulares concêntricas e coplanares de raios a = 0,3 m e b = 0,1 m sãom percorridas por correntes de 1 A e 2 A, respectivamente, conforme figura. Dada a constante de permeabilidade magnética do meio μ(SI), o vetor indução magnética no centro das espiras possui módulo B e sentido em relação ao plano da folha de papel:

17) (UFSC) A figura abaixo mostra dois aros condutores circulares, cujos centros coincidem num ponto O. Os aros encontram-se no vácuo em planos perpendiculares entre si e com raios de 0,4π m. Nos aros circulam correntes em sentidos horários de valores i1 = 8 A e i2 = 6 A. Calcule o módulo do campo magnético, em μT [ = μ (N/m.A)], produzido no ponto O. Dado: μ0 = 4π . 10-7 T.m/A.


18) (UNICAMP-SP) Um condutor homogêneo de 8Ω de resistência tem a forma de uma circunferência. Uma corrente i = 4 A chega por um fio retilíneo ao ponto A e sai pelo ponto B por outro fio retilíneo perpendicular, conforme a figura. As resistências dos fios retilíneos podem ser consideradas desprezíveis.


Calcule:

a) a intensidade das correntes nos dois arcos de circunferência compreendidos entre A e B;
b) o valor da intensidade do campo magnético B no centro O da circunferência.




























































Gabarito:

1) c
2) e
3) a
4) c
5) a
6) d
7) a
8) a
9) a
10) a
11) a
12) b
13) a
14) b
15) c
16) b
17) B = 5 μT
18) a) i1 = 3 A
i2 = 1 A
b) B = 0

Share:

Canal no Youtube

Número de Visitas

counter