A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Provérbios 4:7

On-line

Trabalho e 1ª Lei da Termodinâmica

1) (VUNESP-SP) A 1ª Lei da Termodinâmica diz respeito à:

a) dilatação térmica;
b) conservação da massa;
c) conservação da quantidade de movimento;
d) conservação de energia;
e) irreversibilidade do tempo.

2) (UEPG-PR) Quanto à 1ª Lei da Termodinâmica, é correto afirmar:

a) Essa lei estabelece a impossibilidade de transformar trabalho em calor.
b) Essa lei não estabelece nenhuma relação com a diferença de temperatura.
c) Trata-se  de uma lei de conservação de energia.
d) Segundo essa lei, a quantidade de calor recebido por um corpo é diretamente proporcional à temperatura que ele recebe.
e) Segundo essa lei, a energia interna de um sistema diminui quando ele recebe calor externo.

3) (UNOPAR-PR) A um sistema gasoso ideal com energia interna ΔU, como representado na figura, é fornecida uma quantidade de calor Q e observada a realização de um trabalho τ no processo termodinâmico.


A expressão que relaciona a variação da energia interna ΔU com o calor absorvido e o trabalho realizado, conforme a 1ª Lei da Termodinâmica, é:


4) (FATEC-SP) Uma fonte cede 100 J de calor a um sistema, ao mesmo tempo que ele realiza um trabalho de 20 J. Durante esse processo, não ocorrem outras trocas de energia com o meio exterior. A variação da energia interna do sistema, medida em J, é igual a:

a) zero
b) 20
c) 80
d) 100
e) 120

5) (UFPB) Se um sistema sofre uma transformação na qual recebe 20 kcal de calor, qual a variação de sua energia interna, em kcal?

a) 10
b) -10
c) 20
d) 30
e) -30

6) (UNIUBE-MG) Um gás está submetido a uma pressão constante dentro de um recipiente de volume variável. Provocando-se uma expansão isobárica desse gás, o seu volume varia, como mostra a figura. Ao passar do estado X para o estado Y, o gás realiza um trabalho que, em J, é igual a:


a) 1,6
b) 1,4
c) 1,2
d) 1,0
e) 0,8

7) (UFRN) Um sistema termodinâmico realiza um trabalho de 40 kcal quando recebe 30 kcal de calor. Nesse processo, a variação de energia interna desse sistema é de:

a) -10 kcal
b) zero
c) 10 kcal
d) 20 kcal
e) 35 kcal

8) (FGV-SP) Considere as afirmativas abaixo:

I. Quando 1 kg de água à 100 °C se transforma em vapor d'água sem alteração de temperatura e sob pressão atmosférica normal, o sistema recebe calor e realiza trabalho
II. Num dia de muito calor, deixa-se funcionar, em uma cozinha fechada, uma geladeira com porta aberta para diminuir a temperatura média da cozinha.
III. Durante a fusão e a vaporização de um substância, a energia interna aumenta.

É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I e II somente;
b) I e III somente;
c) II e III somente;
d) I somente;
e) I, II e III.

9) (UFBA) Um gás ideal está contido em um recipiente com pistão móvel, a uma pressão de 4,0 N/cm2. Quando aquecido, o gás sofre expansão isobárica, variando o volume em 0,5 L. Determine, em J, a parcela de energia térmica convertida em energia mecânica.

10) (UFU-MG) Uma certa massa de um gás perfeito, que se acha a 27 °C em um recipiente fechado por um êmbolo móvel, é aquecida, sofrendo a transformação de estado registrada no gráfico abaixo:


a) Em quanto aumentou a temperatura do gás?
b) Qual foi o trabalho efetuado pelo gás sobre o êmbolo?

11) (ACAFE-SC) Os carros "populares" possuem motor 1.0 ou 1000, que significa a variação de volume da mistura ar/combustível no cilindro, no caso, 1000 cm3(10-3 m3). A pressão média de operação para este motor é de 8,0 atm (8,0 . 105 N/m2) a 3600 rotações por minuto. Para este motor, a potência, em KW, é:

a) 9,6
b) 24
c) 4,8
d) 2,4
e) 48

12) (FUVEST-SP) O diagrama p x V da figura refere-se a um gás ideal passando por uma transformação cíclica através de um sistema cilindro-pistão.


a) Qual o trabalho realizado pelo gás no processo AB?
b) Em que ponto do ciclo a temperatura do gás é menor?

13) (UNOPAR-PR) Em dada transformação isobárica de um gás ideal, temos que a força exercida pelo êmbolo em função do deslocamento deste é dada pelo gráfico seguir. Se o gás se encontra a uma pressão de 5 N/cm2, a variação volumétrica, em cm3, sofrida por ele será de:


a) 5
b) 7
c) 10
d) 35
e) 50

14) (UNIRIO-RJ)


Um gás sofre a transformação cíclica ABCA, indicada no gráfico acima. A variação da energia interna e o trabalho realizado pelo gás valem, respectivamente:

a)ΔU = 0 J e τ = 0 J
b)ΔU = 0 J e τ = 8,0 . 102 J
c)ΔU = 0,5 . 102 J e τ = 1,5 . 103 J
d)ΔU = 8,0 . 102 J e τ = 0 J
e) ΔU = 8,5 . 102 J e τ = 8,0 . 102 J

15) (UEM-PR) Um sistema termodinâmico pode evoluir do estado i ao estado f, através de dois caminhos diferentes, conforme ilustra o diagrama p x V. Quando o sistema evolui até f, passando por a (caminho iaf), são transferidas no sistema 150 cal de calor e ele realiza 80 cal de trabalho. Quando ele evolui até f, diretamente (caminho if), é necessário apenas a transferência de 120 cal de calor, e o trabalho realizado por ele será, em cal, igual a:


16) (UFSC) Um gás sofre uma transformação indo de um estado inicial A até um estado final B, segundo o diagrama p x V abaixo. Sabendo-se que nessa transformação o gás absorveu uma quantidade de calor Q = 20 . 105 cal, calcule a variação de sua energia interna, em 105 J. Considere 1 cal = 4,2 J.


17) (UERJ-RJ) Uma certa quantidade de gás oxigênio submetido a baixas pressões e altas temperaturas, de tal forma que o gás possa ser considerado ideal, sofre uma transformação A → B, conforme mostra o diagrama pressão x volume:


a) Calcule o módulo do trabalho realizado sobre o gás, nessa transformação.
b) Esboce o diagrama p x T, assinalando os estados A e B.


















































Gabarito:

1) d
2) c
3) c
4) c
5) a
6) c
7) a
8) d
9) 20 J
10) 75°C e 1,5 J
11) e
12) a) 1 J
b) ponto D
13) b
14) b
15) 50 cal
16) 94
17) a) P0V0/2
Share:

Canal no Youtube

Número de Visitas

counter