A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Provérbios 4:7

On-line

Translação, Rotação e Associação de Espelhos Planos

1) Com relação aos espelhos planos, some as afirmações corretas:

01- A imagem que um espelho plano forma para um objeto real é sempre virtual, do mesmo tamanho e direita em relação ao objeto.
02- Se um espelho plano sofre rotação de um ângulo alfa, os raios refletidos antes e após a rotação do espelho formarão entre si um angulo 2 alfa.
04- Se um espelho plano se afastar 1 m de um objeto, a imagem desse objeto afastar-se-á 1 m em relação à Terra.
08- Qualquer que seja o ângulo formado entre dois espelhos planos, o número de imagens formada é três.
16- Uma pessoa se aproxima frontalmente de um espelho plano, com velocidade de 1,5 m/s. A aproximação entre a pessoa e sua imagem é de 3,0 m/s.

2) (ULBRA-RS) Uma pessoa, ao se aproximar de um espelho plano com velocidade de 1,5 m/s, estará se aproximando da sua imagem com velocidade igual a:

a) zero
b) 0,75 m/s
c) 1,5 m/s
d) 3,0 m/s
e) 6 m/s

3) (UNOPAR-PR) Um objeto é colocado a 1 m defronte de um espelho plano. O espelho é afastado 2 m em relação a sua posição original. A nova distância entre o objeto e a sua imagem será, em metros:

a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
e) 8

4) (FEI-SP) Quando giramos um espelho plano de um ângulo α em torno de um eixo perpendicular ao plano do espelho, a imagem:

a) gira de um ângulo 2α em torno do mesmo eixo;
b) gira de um ângulo 3α em torno do mesmo eixo;
c) não se altera;
d) também gira de um ângulo α em torno do mesmo eixo;
e) gira de um ângulo 4α em torno do mesmo eixo.

5) (PUC-RS) Um objeto está situado a 50 cm de um espelho plano. Se o espelho for afastado 1 m da posição original, em uma direção normal ao seu plano, que distância separará a antiga da nova imagem?

a) 200 cm
b) 150 cm
c) 100 cm
d) 50 cm
e) 300 cm

6) (UFRGS) Dois espelhos planos estão dispostos perpendicularmente um ao outro. Um objeto puntiforme, O, é colocado entre eles, conforme indica a figura. Ao todo, o número de imagens do objeto que são observadas mediante essa combinação de espelhos é:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

7) (FEI-SP) Um espelho é transladado com velocidade constante v = 4 cm/s. A velocidade da imagem P' de um ponto P fixo diante do espelho é:

a) 0
b) 2 cm/s
c) 4 cm/s
d) 8 cm/s
e) 16 cm/s

8) (CEFET-PR) Dois espelhos planos fornecem 11 imagens de um objeto. Logo, podemos concluir que os espelhos formam um ângulo de:

a) 10º
b) 25º
c) 30º
d) 36º
e) 45º

9) (PUC-SP) Um raio luminoso incide em um espelho plano, formando com a normal um ângulo de 30º. Girando o espelho no ponto de incidência, de tal modo que na nova posição ele fique perpendicular ao raio refletido anteriormente, o novo ângulo de reflexão será igual a:

a) 15º
b) 30º
c) 45º
d) 60º
e) 90º

10) (FAAP-SP) Com três bailarinas colocadas entre dois espelhos planos fixos, um diretor de cinema consegue uma cena em que são vistas no máximo 24 bailarinas. O ângulo entre os espelhos vale:

a) 10º
b) 25º
c) 30º
d) 45º
e) 60º

11) (PUC-PR) Sabemos que um espelho plano ocorre o fenômeno de reversão da imagem (troca da direita pela esquerda e vice-versa). Uma pessoa encontra-se diante de dois espelhos planos que formam entre si um ângulo de 60º. Se ela levantar a mão direita, quantas imagens irão levantar a mão "esquerda"?

a) 3
b) 2
c) 5
d) zero
e) 1

12) (UNIMAUÁ-SP) Um ponto luminoso executa um movimento retilíneo uniforme, com velocidade Vp = 2 m/s, ao longo do eixo Ox de um sistema de referência. Um espelho plano, perpendicular ao eixo Ox, está em movimento de translação uniforme, na direção do eixo Ox, com velocidade Ve = 3 m/s. Determine a velocidade da imagem do ponto luminoso, em relação ao eixo Ox, nos casos em que:

a) Vp e Ve têm o sentido de Ox positivo;
b) Vp tem o sentido de Ox positivo e Ve, negativo.

13) (UFES) Um homem move-se com velocidade constante de módulo Vh na direção de um espelho que se afasta dele com velocidade constante de módulo Ve. As duas velocidades são medidas em relação ao solo. A velocidade da imagem do homem no espelho em relação ao próprio espelho é dada por:

a) zero
b) Ve - Vh
c) Ve - Vh
d) 2Ve - Vh
e) 2Ve+Vh

14) (FCC-SP) Considere dois espelhos planos E1 e E2, ortogonais entre si, e um objeto P, conforme esquema. Nessa situação, formam-se três imagens do ponto P. As distâncias entre o ponto P e a as imagens são, em centímetros, iguais a:


a) 6,0 - 8,0 - 10,0
b) 6,0 - 8,0 - 14,0
c) 12,0 - 16,0 - 20,0
d) 12,0 - 16,0 - 28,0
e) 12,0 - 16,0 - 16,0

15) (FUVEST-SP) A figura F indica um ladrilho colocado perpendicularmente a dois espelhos planos, que formam um ângulo reto. Assinale a alternativa que corresponde às três imagens formadas pelos espelhos:










Resolução da Questão 14.

Olá bom dia!
Primeiro nós temos dois espelhos associados formando um ângulo de 90º. Podemos determinar o número de imagens formadas por uma associação de espelhos pela equação:



após feito isso fazemos:




Resolução da Questão 15

Bom Dia! A figura da questão número 15 indica um ladrilho colocado em frente a dois espelhos planos que formam um ângulo de 90º. Assim o número de imagens que podem ser formadas são dadas pela equação:



Assim será formada três imagens do Ladrilho F.

Agora cada imagem será formada pelo prolongamento dos raios luminosos. Assim a imagem formada no ângulo morto, será formada pelo prolongamento dos raios das duas imagens formadas  no espelho vertical e no horizontal, sendo a imagem formada no ângulo morto, as duas imagens superpostas.


Espero de alguma forma ter tirado sua dúvida.

Resolução da Questão 11

A primeira coisa que vamos fazer é descobrir o número de imagens que será formada nos espelhos.


Agora veja bem, será formada 5 imagens e cada uma dessa imagens replicará sua imagem, com reversão, ou seja, duas destas 5 imagens levantará a mão esquerda, consequentemente duas destas imagens levantarão a mão direita, e assim, a última imagem, levantará a mão esquerda. Ou seja, teremos duas imagens com a mão direita levantada e três imagens com a mão esquerda levantada.

abração e t+
Dayvidson Siqueira






































Gabarito:

1- 19 (01,02,16)
2- d
3- d
4- a
5- a
6- c
7- d
8- c
9- d
10- d
11- a
12- a) 4 m/s (mesmo de Ox)
       b) 8 m/s (contrário a Ox)
13- b
14- c
15- c 



Abração e t+.
Dayvidson Siqueira
Share:

Canal no Youtube

Número de Visitas

counter