A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Provérbios 4:7

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Introdução ao Eletromagnetismo

1) (UFRGS) A figura representa um condutor muito longo e reto, percorrido por uma corrente elétrica constante i, de A para B. Qual o sentido do campo magnético originado pela corrente no ponto P?


a) 1
b) 2
c) 3
d) para fora da página
e) para dentro da página

2) (VUNESP-SP) Uma corrente elétrica constante i está percorrendo um fio condutor comprido e retilíneo, no sentido indicado na figura.


No ponto P, localizado no plano da figura, o vetor indução magnética:

a) tem o mesmo sentido e direção da corrente;
b) é perpendicular ao plano da figura e ponta para o leitor;
c) é perpendicular ao plano da figura e entra na página;
d) pertence à reta que passa por P e é perpendicular ao fio, e aponta para a esquerda do leitor;
e) pertence à reta que passa por P e é perpendicular ao fio, e aponta para a direita do leitor.

3) (ITA-SP) Coloca-se uma bússola nas proximidades de um fio retilíneo e vertical, muito longo, percorrido por uma corrente contínua i. A bússola é disposta horizontalmente e assim a agulha imantada pode girar livremente em torno de seu eixo. Assinale a posição de equilíbrio estável da agulha, sabendo que o fio é perpendicular ao plano do papel, com a corrente no sentido indicado (saindo). Despreze o campo magnético terrestre e explique sua opção:


4) (FUVEST-SP) Um fio longo, perpendicular ao plano do papel, é percorrido por uma forte corrente contínua. No plano do  papel, há duas bússolas próximas ao fio. Qual é a configuração de equilíbrio das agulhas magnéticas?


5) (UFRGS) Um fio retilíneo e muito longo, percorrido por uma corrente elétrica constante, é colocado perpendicularmente ao plano da página no ponto P. Se o campo magnético da Terra é desprezível em relação ao produzido por essa corrente, qual o número que identifica corretamente o alinhamento da agulha magnética?


a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

6) (UEL-PR) Dois fios longos e retilíneos são dispostos perpendicularmente entre si e percorridos por correntes elétricas de intensidade i1 e i2 como mostra a figura abaixo.


O módulo do campo magnético resultante, gerado pelas correntes nos dois fios, pode ser nulo somente em pontos dos quadrantes:

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV

7) (UNOPAR-PR) Dois fios metálicos retos estão dispostos paralelamente em um plano horizontal e alinhados segundo a direção norte-sul. Uma pequeníssima bússola é colocada a meia distância entre eles e sua agulha aponta para o N quando não há corrente circulando pelos fios. Quando uma corrente elétrica de intensidade i percorre estes fios em mesmo sentido, a indicação da agulha da bússola será representada pela figura:


8) (UFGO) Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é μ0 = 4 π . 10-7 T.m/A, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância r = 0,5 m do fio, é de:

a) 1,0 . 10-7 T
b) 2,0 . 10-7 T
c) 4,0 . 10-7 T
d) 8,0 . 10-7 T
e) 16,0 . 10-7 T

9) (UEPG-PR) A figura abaixo mostra dois fios longos e paralelos, que estão afastados 1 metro um do outro. Uma corrente elétrica de 10 A passa em cada um deles, no mesmo sentido. A partir desses dados, é correto concluir que o valor do vetor indução magnético B no ponto médio entre os fios é:


a) igual ao campo produzido por i1.
b) igual ao campo produzido por i2.
c) igual ao dobro do campo produzido por i1.
d) igual à metade do campo produzido por i2.
e) igual a zero.

10) (UFP-RS) Um fio é percorrido por uma corrente de 10 A, ortogonal e saindo do plano página. O módulo e sentido do campo magnético a 2 m do fio são respectivamente:

a) 10 . 10-7 T, sentido anti-horário;
b) 10 . 10-7 T, sentido horário;
c) 5,0 . 10-7 T, sentido anti-horário;
d) 5,0 . 10-7 T, sentido horário;
e) nenhuma das respostas acima.

11) (UEL-PR) Um fio condutor longo e retilíneo, quando percorrido por uma corrente elétrica, cria um campo magnético nas suas proximidades. A permeabilidade magnética é μ0 = 4 π . 10-7 T.m/A. Observe a figura abaixo:


Se a corrente elétrica é de 5,0 A, o campo magnético criado num ponto P distante 0,20 m do fio, conforme a figura, vale:

a) 1,0 . 10-5 T, orientado como a corrente i;
b) 1,0  . 10-5 T, perpendicular ao plano do papel para fora;
c) 5,0  . 10-6 T, dirigido perpendicularmente ao fio, no próprio plano do papel;
d) 5,0  . 10-6 T, orientado contra a corrente i;
e) 5,0  . 10-6 T, perpendicularmente ao plano do papel, para dentro.

12) (UNOPAR-PR) Uma corrente elétrica constante percorre um fio longo e reto. Se a intensidade do vetor indução magnética produzido pela corrente a 2,5 cm do fio é B, a 10 cm do fio, valerá:

a) 4,0 B
b) 2,0 B
c) 1,0 B
d) 0,5 B
e) 0,25 B

13) (FATEC-SP) Dois fios metálicos retos, paralelos e longos, são percorridos por correntes i e 3i, de sentidos iguais (entrando no papel, no mesmo esquema). O ambiente é o vácuo. O campo magnético resultante produzido por essas correntes é nulo num ponto P tal que:


a) y/x = 3
b) y/x = 1/3
c) y/x = 9
d) y/x = 1/9
e) nenhuma das anteriores

14) (FEI-SP) Um fio condutor retilíneo muito longo, imerso em um meio cuja permeabilidade magnética é μ0 = 6 π . 10-7 T.m/A, é percorrido por uma corrente i. A uma distância r = 1 m do fio, sabe-se que o módulo do campo magnético é 10-6 T. Qual é a corrente elétrica i que percorre o fio?

a) 3,333 A
b) 6 π A
c) 10 A
d) 1 A
e) 6 A

15) (UFES) Um fio condutor retilíneo, no vácuo, é percorrido por uma corrente i. O módulo do campo magnético B no ponto P, como mostrado na figura, é proporcional a:


a) i2/a
b) i2/a2
c) √(i/a)
d) i/a2
e) i/a

16) (UNICAMP-SP) Uma corrente constante I0 percorre um fio muito longo LMN, dobrado em angulo reto (figura 1). Esta corrente produz no ponto P um campo de indução magnética de módulo B1. Solda-se em M um outro fio, também muito longo, de modo que LMO seja retilíneo (figura 2). Agora as correntes constantes que percorrem LM e MN são, respectivamente, I0 e I0/2 e o campo de indução magnética produzido em P tem módulo B2.
Obtenha a razão B1/B2 entre os módulos do campo de indução magnética em P.


17) (UEL-PR) Numa sala de aula, foram montados dois condutores verticais, C1 e C2, que suportam as correntes elétricas ascendentes de 3,0  e 4,0  ampères, respectivamente. Essas correntes elétrica geram campo magnético na região e, em particular, num ponto P situado no centro da sala. O esquema abaixo indica a posição relativa dos condutores e do ponto P na sala de aula.


Nessas condições, o vetor indução magnética no ponto P é:

a) horizontal dirigido para o fundo da sala;
b) horizontal dirigido para o quadro negro;
c) horizontal e paralelo ao quadro negro;
d) vertical dirigido para baixo;
e) vertical dirigido para cima.

18) (VUNESP-SP) Considere dois fios retilíneos e compridos, colocados paralelamente um ao lado do outro, percorridos pelas correntes elétricas i1 e 12, de sentidos contrários, como mostra a figura. P e Q são pontos situados no plano definido por esses fios.


Os módulos dos vetores indução magnética nos pontos P e Q, devidos às correntes i1 e i2, valem, respectivamente:

Bp1 = 1,0 . 10-4 T
Bp2 = 1,0 . 10-4 T
BQ1 = 1,0 . 10-4 T
BQ2 = 3,0 . 10-4 T

Determine o módulo do vetor indução magnética resultante:

a) Bp, no ponto P
b) BQ, no ponto Q

19) (UFPE) Dois longos fios paralelos transportam correntes iguais e de sentidos opostos e estão separados por uma distância igual a 2b. Determine a relação BQ/ Bp entre os módulos do vetor indução magnética no ponto Q, equidistante e coplanar aos dois fios e situados a uma distância b do fio da esquerda.


















































Gabarito:

1) e
2) c
3) b
4) e
5) b
6) b
7) a
8) e
9) e
10) a
11) e
12) e
13) a
14) a
15) e
16) B1/ B2 = 2/3
17) a
18) a) Bp = 0
b) BQ = 4,0 . 10-4 T
19) BQ/Bp = 3
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