a) 1
b) 5
c) 15
d) 20
e) 35
2) (UNOPAR-PR) Um avião, sobrevoando horizontalmente o mar em operação de resgate, abandona uma boia ao mesmo tempo em que lança uma outra com velocidade horizontal. Admita que a resistência do ar à queda das boias seja desprezível. O tempo que as boias demoram para atingir a superfície da água:
a) é menor para a boia abandonada;
b) é menor para a boia lançada;
c) é o mesmo para as duas;
d) depende da velocidade de lançamento;
e) depende da velocidade do avião.
3) Um projétil é lançado horizontalmente do alto de um prédio. Durante o movimento do projétil, considere desprezível a resistência do ar. Some os itens corretos:
01 - A componente horizontal da velocidade realiza um movimento uniforme.
02 - A componente vertical da velocidade realiza um movimento uniforme.
04 - O intervalo de tempo de queda do projétil depende da sua massa.
08 - O intervalo de tempo de queda do projétil depende da altura do prédio.
16 - O intervalo de tempo de queda do projétil depende da velocidade horizontal.
32 - A distância horizontal do prédio ao ponto de impacto do projétil no solo depende da velocidade horizontal.
4) Uma bolinha rola horizontalmente numa mesa, com velocidade constante, até atingir a sua borda. Desprezando a resistência do ar e considerando desde o instante em que a bolinha abandona a mesa até quando ela atinge o solo, é correto afirmar:
a) Na horizontal, a bolinha descreve um MUV.
b) Na vertical, a bolinha descreve um MUV.
c) Na vertical, a bolinha descreve um MU.
d) A aceleração da bolinha é g tanto na horizontal quanto na vertical.
e) A velocidade da bolinha num ponto qualquer da trajetória é constante e igual à velocidade horizontal que possuía na mesa.
5) (VUNESP-SP) Duas pequenas esferas idênticas, 1 e 2, são lançadas do parapeito de uma janela, perpendicularmente à parede, com velocidades horizontais V1 e V2, com V2 > V1, como mostra a figura, e caem sob a ação da gravidade.
A esfera 1 atinge o solo num ponto situado à distância X1 da parede, t1 segundo depois de abandonar o parapeito, e a esfera 2 num ponto situado à distância X2 da parede, t2 segundos depois de abandonar o parapeito. Desprezando-se a resistência oferecida pelo ar e considerando o solo plano e horizontal, podemos afirmar que:
a) X1 = X2 e t1 = t2
b) X1 < X2 e t1 < t2
c) X1 = X2 e t1 > t2
d) X1 > X2 e t1 < t2
e) X1 < X2 e t1 = t2
6) (CEFET-PR) Dois projéteis que têm massas 0,5 kg e 1 kg são disparados do alto de um edifício, na direção horizontal, com a mesma velocidade inicial. Desconsiderando a resistência do ar, podemos afirmar que:
a) o projétil de 0,5 kg terá maior alcance horizontal;
b) o projétil de 1 kg chegará ao solo antes;
c) o projétil de 1 kg terá maior alcance horizontal;
d) os dois projéteis terão o mesmo alcance horizontal e chegarão no solo juntos;
e) o projétil menor terá menor alcance, mas tocará o solo antes do outro.
7) (UFU-MG) Da superfície de uma mesa são lançadas horizontalmente duas pequenas esferas A e B, com velocidades iniciais v0 e 2v0, respectivamente. Se a resistência do ar for considerada irrelevante, como se relacionam os tempos de queda das esferas?
a) tA = tB
b) tA = tB/4
c) tA = tB/2
d) tA = 4tB
e) tA = 2tB
8) (FGV-SP) Dois blocos A e B são lançados sucessivamente, na horizontal, de uma plataforma de altura h com velocidades VA e VB, atingindo o solo nos pontos A e B, como indica a figura. Os tempos decorridos, desde que cada bloco abandona a plataforma até atingir o solo, são tA e tB. Pode-se afirmar que:
a) tB = tA e VA= VB
b) tA = tB e VA= 2VB
c) tB = tA e VB= 2VA
d) tA = 2tB e VA= VB
e) tB = 2tA e VA= 2VB
9) (VUNESP-SP) Uma pequena esfera, lançada com velocidade horizontal v0 do parapeito de uma janela a 5,0 metros do solo, cai num ponto a 10 metros da parede. Considerando g = 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, podemos afirmar que a velocidade de v0 em m/s é igual a:
a) 5/10
b) 10/5
c) 5
d) 10
e) 15
10) (FEI-SP) Uma esfera de aço de massa 200 g desliza sobre uma mesa plana com velocidade igual a 2 m/s. A mesa está a 1,8 m do solo. A que distância da mesa a esfera irá tocar o solo? Obs.: Despreze o atrito.
a) 1,25 m
b) 0,5 m
c) 0,75 m
d) 1,0 m
e) 1,2 m
11) (VUNESP-SP) Um avião de salvamento. voando horizontalmente a uma altura de 125 m do solo, deve deixar cair um pacote para um grupo de pessoas que ficaram isoladas após um acidente. Para que o pacote atinja o grupo, deve ser abandonado t segundos antes de o avião passar diretamente acima o grupo. Adotando-se g = 10 m/s2 e desprezando-se a resistência do ar, pode-se afirmar que t, em segundos, é igual a:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
12) (CESGRANRIO-RJ) Na superfície horizontal do patamar superior de uma escada, uma esfera de massa 10 g rola de um ponto A para um ponto B, projetando-se no ar a partir desse ponto para os degraus inferiores. Cada degrau tem altura de 20 cm e largura de 30 cm.
Considerando-se desprezível a resistência do ar e g = 10 m/s2, a velocidade mínima que a esfera deve ter ao passar pelo ponto B, para não tocar no primeiro degrau logo abaixo, é, em m/s, igual a:
a) 0,6
b) 0,8
c) 1,0
d) 1,2
e) 1,5
13) (UFPR) Uma bola rola sobre uma mesa horizontal de 1,225 m de altura e vai cair num ponto do solo situado à distância de 2,5 m, medida horizontalmente a partir da beirada da mesa. Qual a velocidade da bola, em m/s, no instante em que ela abandonou a mesa? (g = 9,8 m/s2)
14) (CESGRANRIO-RJ) Para bombardear um alvo, um avião em voo horizontal, a uma altitude de 2,0 km, solta uma bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria de soltar a bomba a uma distância horizontal do alvo igual a:
a) 0,25 km
b) 0,50 km
c) 1,0 km
d) 1,5 km
e) 2,0 km
15) (UFOP-MG) Uma partícula desloca-se em movimento retilíneo e uniforme sobre uma plataforma horizontal lisa do ponto A ao ponto B, com velocidade v0 = 10 m/s. A partir do ponto B, a partícula se movimenta sob a ação do seu peso até atingir o ponto D localizado em outra plataforma horizontal, como mostra a figura abaixo:
a) Calcule a distância do ponto C ao ponto D.
b) Calcule o tempo que a partícula gasta para se deslocar do ponto A ao ponto D.
c) Determine a velocidade da partícula imediatamente antes de atingir o ponto D.
Dados: AB = 10; BC = 20 m; g = 10 m/s2.
Gabarito:
1) b
2) c
3) 41 (01, 08, 32)
4) b
5) e
6) d
7) a
8) c
9) d
10) e
11) e
12) e
13) 5 m/s
14) e
15) a) dcd = 20 m
b) t = 3 s
c) v = 22,3 m/s