1) (ESPM-SP) A passagem de luz do meio de incidência para outro meio, através de uma superfície que os separa, recebe o nome de:
a) absorção da luz;
b) reflexão da luz;
c) refração da luz;
d) poder refletor;
e) tanto de absorção como refração.
2) (MACK-SP) Em experiências efetuadas nos laboratórios de física de alta energia, observaram-se determinadas partículas elementares com altíssimas velocidades. Entre os valores abaixo, certamente, a única velocidade possível para tais partículas é:
a) 2 . 108 m/s
b) 4 . 108 m/s
c) 6 . 108 m/s
d) 8 . 108 m/s
e) 1. 109 m/s
3) (UDESC-SC) Com relação à velocidade de propagação da luz, pode-se afirmar que:
a) é maior no vidro do que no ar;
b) é igual para qualquer meio transparente;
c) pode alcançar até o valor de 100000 quilômetros por segundo no vidro, porque este é o valor limite de propagação luminosa num meio transparente;
d) é maior para os materiais que apresentarem elevados valores para os seus índices de refração absoluto;
e) depende do índice de refração do meio considerado.
4) (FUVEST-SP) Suponha que exista um outro universo no qual há um planeta parecido com o nosso, com a diferença de que a luz visível que o ilumina é monocromática. Um fenômeno ótico causado por esta luz, que não seria observado neste planeta, seria:
a) a refração;
b) a reflexão;
c) a absorção;
d) o arco-íris;
e) a sombra.
5) (VUNESP-SP) Um feixe monocromático de luz violeta, propagando-se no ar, passa a se propagar na água, depois de ter incidido obliquamente na superfície de separação desses meios. Na passagem de um meio para outro:
a) a velocidade do feixe aumentou;
b) a frequência do feixe diminuiu;
c) o comprimento de onda do feixe aumentou;
d) a cor do feixe permaneceu inalterada;
e) a direção de propagação do feixe permaneceu inalterada.
6) (PUC-PR) Um raio de luz branca, vindo do ar, incide obliquamente sobre um prisma de vidro plano. Entre as alternativas, indique qual a cor que se desvia menos da direção de incidência:
a) Anil;
b) Amarelo;
c) Vermelho;
d) Alaranjado;
e) Azul.
7) (UNITAU-SP) Um feixe de luz é composto de três cores: vermelho, amarelo e verde. O feixe incide sobre um prisma transparente cujo índice de refração é crescente com a frequência. Após passar pelo prisma, a luz incide sobre um filme fotográfico em cores. Revela-se o filme e, ao colocá-lo na posição vertical, pode-se afirmar que, de cima para baixo, as cores no filme são:
a) verde, amarelo e vermelho;
b) amarelo, verde e vermelho;
c) vermelho, verde e amarelo;
d) vermelho, amarelo e verde;
e) amarelo, vermelho e verde.
8) (ESPM-SP) Criado no final dos anos 60, o Pink Floyd, ainda hoje, é considerado um dos grandes representantes do rock progressivo. Lançado no ano de 1972, o disco The Dark Side of de Moon vendeu até hoje cerca de 28 milhões de cópias.
A capa deste disco representa um determinado fenômeno físico em que um raio branco sofrerá uma decomposição, ao penetrar no prisma, e emergirá em cores, da segunda face. Esse fenômeno de decomposição de um raio policromático é chamado de:
a) reflexão;
b) dispersão;
c) refração;
d) colorização;
e) difração.
9) (UEPG-PR) Ao condicionarmos um feixe de luz branca a cruzar um prisma transparente, observamos que um espectro colorido de raios de luz emerge na outra face do prisma. Sobre este fenômeno, conhecido como dispersão da luz, assinale o que for correto:
01- Ele demostra que a luz branca é composta de várias cores.
02- Ocorre dispersão da luz, porque cada uma das cores do espectro tem índice de refração diferente no prisma.
04- A transparência do prisma é a propriedade física responsável pela dispersão da luz.
08- A dispersão da luz é o fenômeno responsável pelo aparecimento do arco-íris, quando a luz do Sol encontra gotículas de água no ar.
16- Se usarmos dois prismas iguais, podemos decompor e recompor a luz branca.
10) (UFPA) Sendo a velocidade da luz no vácuo 4/3 da velocidade da luz na água, o índice de refração absoluto da água é:
a) 0,75
b) 1,25
c) 1,33
d) 1,40
e) 1,50
11) (PUC-PR) Quando luz branca incide sobre um prisma, observa-se que o feixe emergente é separado nas cores do arco-íris. Assina-le a alternativa incorreta:
a) O prisma desviará mais a luz violeta.
b) O prisma desviará menos a luz vermelha.
c) Quanto maior o comprimento de onda da luz, menos ela será desviada.
d) A velocidade da luz violeta dentro d vidor é menor do que a velocidade da luz vermelha no vácuo.
e) A velocidade da luz violeta dentro do prisma é igual à velocidade da luz vermelha dentro do prisma.
12) (VUNESP-SP) Um raio de luz monocromática incide sobre a superfície plana de um bloco de vidro, de tal modo que o raio refletido R forma um ângulo de 90° com o raio refratado r. O Ângulo entre o raio incidente I e a superfície de separação dos dois meios mede 32°, como mostra a figura:
Os ângulos de incidência e de refração medem, respectivamente:
a) 62° e 38°
b) 58° e 32°
c) 90° e 38°
d) 32° e 90°
e) 58° e 45°
13) (FUVEST-SP) Um feixe de luz, composto das cores azul e vermelha, incide perpendicularmente sobre a face AB de um prisma imerso no ar.os índices de refração do prisma são nv = 1,26 e na = 1,53 para o vermelho e azul, respectivamente. O prisma separa a luz emergente na face BC em dois feixes, um vermelho e outro azul. Qual a figura que melhor representa esse fenômeno?
14) (UNIC-MT) A velocidade da luz numa superfície A e 250000 km/s e numa substancia B é 200000 km/s. O índice de refração relativo do meio B em relação a A é:
a) 1,4
b) 1,25
c) 1,7
d) 5
e) 0,5
15) (MACK-SP) A velocidade de propagação da luz em determinado líquido é 80 % daquela verificada no vácuo. O índice de refração desse líquido é:
a) 1,50
b) 1,25
c) 1,00
d) 0,80
e) 0,20
16) (UEL-PR) A velocidade de propagação de uma radiação luminosa num meio I vale v1, e o índice de refração desse meio para aquela radiação é n1, enquanto o de outro meio II é n2. A velocidade de propagação da radiação no segundo meio vale:
a) v1 (n1 - n2)
b) v1 (n2 - n1)
c) v1 n2/n1
d) v1 n1/n2
e) v1 (1 - n2/n1)
17) (UFPA) A luz se propaga em um meio A com metade da velocidade de sua propagação no vácuo e com um terço em um meio B. Assim, o índice de refração do meio A em relação ao meio B vale:
a) 6
b) 5/2
c) 3/2
d) 4/3
e) 2/3
18) (UFGO) Das afirmações:
I - A maior velocidade conhecida é a velocidade de propagação da luz no ar.
II - Índice de refração absoluto de um meio é a razão entre a velocidade de propagação da luz no vácuo e a velocidade de propagação da luz no meio considerado.
III - Não é possível existir índice de refração (absoluto) menor do que 1.
IV - Quando se diz que um meio A é mais refringente que um meio B, deve-se entender que o índice de refração de B é maior que o de A.
V - O arco-íris se forma, durante ou após a chuva, em virtude da refração e reflexão da luz solar ao encontrar gotículas de água na atmosfera.
Podemos afirmar que:
a) somente I e II são corretas;
b) somente I, II e III são corretas;
c) somente I, II e IV são corretas;
d) somente II, III, IV e V são corretas;
e) somente II, III e V são corretas.
19) (FUVEST-SP) Um feixe de luz é uma mistura de três cores: verde, vermelho e azul. Ele incide, conforme indicado na figura, sobre um prisma de material transparente, com índice de refração crescente com a frequência. Após atravessar o prisma, a luz atinge um filme para fotografias em cores que, ao ser revelado, mostra três manchas coloridas:
De cima para baixo, as cores dessas manchas são, respectivamente:
a) verde, vermelho e azul;
b) vermelho, azul e verde;
c) azul, vermelho e verde;
d) verde, azul e vermelho;
e) vermelho, verde e azul.
20) (VUNESP-SP) Quando um feixe de luz, propagando-se no ar, incide sobre a superfície plana de separação entre o ar e um meio transparente, como, por exemplo a água e o vidro, ocorrem simultaneamente a refração e a reflexão. Neste caso, dizemos que a luz sofre uma reflexão parcial. Descreva sucintamente pelo menos uma situação, presenciada por você no decorrer de sua vida diária, que sirva como uma evidência para isso, ou seja, que nos mostre que, nesse caso, a luz também sofre reflexão.
Gabarito:
1) c
2) a
3) e
4) d
5) d
6) c
7) d
8) b
9) 27 (01,02,08,16)
10) c
11) e
12) b
13) a
14) b
15) b
16) d
17) e
18) e
19) e
20) Quando olhamos o fundo de uma piscina cheia de água, além de vê-lo, notamos também a nossa imagem devida à reflexão da luz.