A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Provérbios 4:7

On-line

Momento de uma Força

 1) (CESGRANRIO-RJ) As forças F1, F2, F3, F4 e F5 representadas na figura, têm mesmo módulo. Qual delas têm o momento de maior módulo em relação ao ponto O ?

a) F1

b) F2

c) F3

d) F4 

e) F5


2) (UFPB) A barra mostrada na figura abaixo está situada no plano vertical, podendo girar em torno de articulação O. Das forças indicadas, todas de mesma intensidade, a que produz maior momento (em módulo) é:

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V


3) (CESGRANRIO-RJ) Querendo arrancar um prego com um martelo, conforme mostra a figura, qual das forças indicadas (todas elas de mesma intensidade) será mais eficiente?

a) A

b) B

c) C

d) D

e)  E


4) (UFSE) Três forças de mesma intensidade são aplicadas no ponto A de uma chave, conforme ilustra a figura abaixo. Em relação ao centro do parafuso P, é correto afirmar que o momento de:

a) F2 é nulo

b) F1 é nulo

c) F3 é maior que o F2

d) F1 é maior que o F3

e) F3 é nulo


5) (UERJ) Para abrir uma porta, você aplica sobre a maçaneta, colocada a uma distância d da dobradiça, conforme a figura abaixo, uma força de módulo F perpendicular à porta:

Para obter o mesmo efeito, o módulo da força que você deve aplicar em uma maçaneta colocada a uma distância d/2 da dobradiça desta mesma ponta é:

a) F/2

b) F

c) 2F

d) 4F

e) 3F


6) (ENEM) Um portão está fixo em um muro por duas dobradiças A e B, conforme mostra a figura, sendo P o peso do portão.

Caso um garoto se dependure no portão pela extremidade livre, e supondo que a reações máximas suportadas pelas dobradiças sejam iguais:

a) é mais provável que a dobradiça A arrebente primeiro que a B;

b) é mais provável que a dobradiça B arrebente primeiro que a A;

c) seguramente as dobradiças A e B arrebentarão simultaneamente;

d) nenhuma delas sofrerá qualquer esforço;

e) o portão quebraria ao meio ou nada sofreria.


7) Uma chapa quadrada, representada na figura abaixo, possui 1 m de lado e recebe a ação de um força de intensidade 10 N, no ponto A. O momento dessa força, em relação ao ponto B, é;


a) 5 N.m

b) 10 N.m

c) 5√2 N.m

d) 10√2 N.m

e) nulo

8) (UMC-SP) Foi Arquimedes, há mais de 2000 anos, na Grécia, quem descobriu o princípio de transmissão da força por uma alavanca. Diz-se em Física que uma alavanca permite a transferência do momento de uma força, definindo como o produto da força pelo braço da alavanca: M = F . b

Para se retirar um prego, como mostra a figura, seria necessária uma força F1 = 120 N aplicada em A. Um operário quer reduzir o esforço aplicando uma força F2 = 80 N para retirar o prego. Nessas condições, de acordo com o princípio da alavanca, ele deverá aplicar F2

a) 10 cm abaixo de A

b) 15 cm acima de A

c) 60 cm acima de A

d) no próprio ponto A, mas inclinado de 30° para baixo

e) 10 cm acima de A

9) (UNIFOR-CE) Numa placa retangular, são aplicadas três forças contidas no plano da placa, conforme o esquema.

O momento resultante dessas forças em relação a um eixo, que é perpendicular à placa e passa pelo centro C tem, em N.m, módulo igual a:

a) 8,0

b) 6,0

c) 4,0

d) 2,0

e) zero

10) (UNAERP-SP) O valor encontrado no manual da moto Honda CG 125 para o aperto da porca do eixo dianteiro é de 50 - 70 N.m. São valores que representam os torques que podem ser aplicados na porca para não "espaná-la". 

Usando uma chave de boca semelhante à ilustrada na figura, calcule as forças mínima e máxima, respectivamente, para o aperto da porca: 

a) 333,3 N e 466,7 N

b) 333,3 N e 456,7 N

c) 350 N e 456, 7 N

d) 350 N e 466,7 N

e) 350 N e 350 N

11) (UFRJ) Um jovem e sua namorada passeiam de carro por uma estrada e são surpreendidos por um furo num dos pneus:

O jovem, que pesa 75 kgf, pisa a extremidade de uma chave de roda, inclinada em relação à horizontal, como mostra a figura 1, mas só consegue soltar o parafuso quando exerce a chave uma força igual a seu peso:


A namorada do jovem, que pesa 51 kgf, encaixa a mesma chave, mas na horizontal, em outro parafuso, e pisa a extremidade da chave, exercendo sobre ela uma força igual a seu peso, como mostra a figura 2:


Supondo que este segundo parafuso esteja tão apertado quanto o primeiro, e levando em conta as distâncias nas figuras, verifique se a moça consegue soltar esse segundo parafuso.

Justifique sua resposta:

12) (PUC-PR) Uma caixa de forma cúbica, cheia de areia, de massa total 120 kg, repousa sobre uma superfície horizontal. Deseja-se fazer a caixa girar em torno de sua aresta DH, aplicando-se uma força F horizontal e perpendicular a aresta BF, conforme mostra a figura. Considerando-se g = 10 m/s2, são feitas as seguintes proposições:


I - Se a força F for aplicada horizontalmente conforme indicado na figura, seu valor mínimo para iniciar o giro da caixa será de 600 N.

II - Se a força F for aplicada horizontalmente em BF, conforme mostra a figura, o coeficiente de atrito mínimo entre a caixa e o piso, para que ocorra o giro deve ser 0,5.

III - O procedimento mais eficiente para se obter o giro, com menor força, é aplicar F na direção perpendicular ao plano que contém as diagonais BD e FH. 

Está(ão) correta(s):

a) apenas I e II

b) todas

c) apenas II e III

d) apenas I e III

e) apenas I.

13) (FUVEST-SP) Três homens tentam fazer girar, em torno do pino fixo O, uma placa retangular de largura a e comprimento 2a, que está inicialmente em repouso sobre um plano horizontal, de atrito desprezível, coincidente com o plano do papel. Eles aplicam as forças FA = FB e FC = 2FA, nos pontos A, B e C, como representadas na figura. Designando, respectivamente, por MA, MB e MC as intensidades dos momentos dessas forças em relação ao ponto O, é correto afirmar que: 

a) MA = MB > MC, e a placa gira no sentido horário;

b) MA < MB = MC, e a placa gira no sentido horário;

c) MA = MB < MC, e a placa gira no sentido anti-horário;

d) 2MA = 2MB = MC, e a placa não gira;

e) 2MA = MB < MC, e a placa não gira. 


14) (UNICAMP-SP) Um cigarro sem filtro, de 80 mm, foi aceso e apoiado num cinzeiro, como indica a figura. Durante quanto tempo o cigarro ficará sobre o cinzeiro?

Considere que a queima se dá em razão de 5 mm/min, e que a cinza sempre se desprende do cigarro:


15) (VUNESP-SP) Justifique porque uma pessoa, sentada conforme a figura, mantendo o tronco e tíbias na vertical e os pés no piso, não consegue se levantar por esforço próprio. 

Se julgar necessário, faça um esquema para auxiliar sua explicação.




















































Gabarito:

1) c

2) c

3) c

4) b

5) c

6) a

7) d

8) b

9) e

10) a

11) Sim ...

12) a

13) a

14) 6 min

15) O momento resultante é nulo.

Share:

Canal no Youtube

Número de Visitas

counter