A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possues adquire o conhecimento. Provérbios 4:7

On-line

Movimento Circular e Uniforme

1) (UFSCAR-SP) Nos esquemas estão representadas a velocidade v e a aceleração a do ponto material P. Assinale a alternativa em que o módulo da velocidade desse ponto material permanece constante:



2) (UNOPAR-PR) Um caminhão tem os pneus dianteiros e traseiros de diferentes diâmetros. Ao movimentar-se, observa-se um ponto da periferia desses pneus  verifica-se que aí há velocidades:

a) angulares iguais, mas lineares diferentes;
b) angulares diferentes, mas lineares iguais;
c) angulares e lineares iguais;
d) angulares e lineares diferentes;
e) apenas angulares iguais.

3) (MACK-SP) Duas partículas A e B descrevem movimentos circulares uniformes com velocidades escalares respectivamente iguais a v e 2v. O raio da trajetória descrita por A é o dobro do raio daquela descrita por B. A relação entre os módulos de suas acelerações centrípetas é:

a) ac(A) = 2 ac(B)
b) ac(A) = ac(B)
c) ac(A) = 0,5 ac(B)
d) ac(A) = 0,25 ac(B)
e) ac(A) = 0,125 ac(B)

4) (USF-SP) Uma partícula descreve movimento circular uniforme, em sentido horário, com aceleração centrípeta a e velocidade tangencial v. Nessas condições, o desenho em que os vetores a e v estão corretamente representados é:



O enunciado abaixo refere-se às questões de 5 à 7.

As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura.



5) (ENEM) O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas. Em que posição abaixo a roda traseira dá o maior número de voltas por pedalada?



6) (ENEM) Quando se dá uma pedalada na bicicleta ao lado (isto é, quando a coroa acionada pelos pedais dá uma volta completa), qual é a distância aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um círculo de raio R é igual a 2 πR, onde π ≅ 3 ?



a) 1,2 m
b) 2,4 m
c) 7,2 m
d) 14,4 m
e) 48,0 m

7) (ENEM) Com relação ao funcionamento de um bicicleta de marchas, onde cada marcha é uma combinação de uma das coroas dianteiras com uma das coroas traseiras, são formuladas as seguintes afirmativas:

I. Numa bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis onde cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras.
II. Em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio também.
III. Em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio.

Entre as afirmações acima, estão corretas:

a) I e III apenas
b) I, II e III
c) I e II apenas
d) II apenas
e) III apenas

8) (UNOPAR-PR) Um garoto passeia de bicicleta, cujo pneu tem 1 m de diâmetro, com velocidade de 7,2 km/h. O período de rotação da roda é, em segundos.

a) 1/2
b) 2/3
c) 3π/2
d) 2
e) π/2

9) (UNIRIO-RJ)



O mecanismo apresentado na figura acima é utilizado para enrolar mangueiras após terem sido usadas no combate a incêndios. A mangueira é enrolada sobre sim mesma, camada sobre camada, formando um carretel cada vez mais espesso. Considerando ser o diâmetro da polia A maior que o diâmetro da polia B, quando giramos a manivela M com velocidade constante, verificamos que a polia B gira _________ que a polia A, enquanto a extremidade P da mangueira sobe com movimento __________.

Preenche corretamente as lacunas acima a opção:

a) mais rapidamente; acelerado
b) mais rapidamente; uniforme
c) com a mesma velocidade; uniforme
d) mais lentamente; uniforme
e) mais lentamente; acelerado

10) (MACK-SP) Um automóvel, cujos pneus têm diâmetros externo de 52 cm, percorre, com velocidade constante, 483,6 m em 1 minuto. Desprezando sua deformação, o período do movimento de rotação desses pneus é: (adote π = 3,1)

a) 0,1 s
b) 0,2 s
c) 0,3 s
d) 0,4 s
e) 0,5 s

11) (FGV-SP) Considere o sistema de polias representado:



Nele, Rw = Ry = 1Rx/2 e a frequência da polia W vale 2 hz. Com base nesses dados, é possível dizer que a frequência da polia Z, vale, em Hz:

a) 1/8
b) 1/4
c) 1/2
d) 1
e) 2

12) (UEL-PR) Uma polia de 40 cm de diâmetro está girando com uma frequência de 20 Hz. Considere dois pontos dessa polia: um, P, a 20 cm do centro e outro Q, a 10 cm do centro. Seus períodos, em segundos, valem, respectivamente:

a) 1,0 e 2,0
b) 2,0 e 1,0
c) 0,10 e 0,050
d) 0,050 e 0,10
e) 0,050 e 0,050

13) (UNOPAR-PR) Dois corredores C1 e C2 encontram-se no ponto A, conforme a figura. O corredor C1 descreve uma semicircunferência de raio R com movimento circular uniforme de velocidade angular w, no mesmo instante em que passa o corredor C2 em movimento retilíneo uniforme com velocidade de módulo v. Sabendo que os dois corredores chegam simultaneamente ao ponto B, a velocidade v pode ser melhor expressa por:



a) 4 Rw
b) 2 Rw
c) 2 Rw/ π
d) 4π/wR
e) 2π Rw

14) (VUNESP-SP) O comprimento da banda de rodagem (circunferência externa) do pneu de uma bicicleta é de aproximadamente 2 m.

a) Determine o número N de voltas (rotações) dadas pela roda da bicicleta, quando o ciclista percorre uma distância de 6,0 km.
b) Supondo que esta distância tenha sido percorrida com velocidade constante de 18 km/h, determine, em hertz, a frequência de rotação da roda durante o percurso.

15) (UNIMEP-SP) Uma partícula descreve uma trajetória circular, de raio igual a 5 m, com velocidade escalar constante. Entre os instantes 1,0 s e 5,0 s, a partícula percorreu uma distância de 80 m. Dessa forma, o período do movimento em questão, em segundos, vale:

a) π/8
b) 2π
c) π/2
d) 5π
e) π/4

16) (MACK-SP) Quatro polias, solitárias duas a duas, podem ser acopladas por meio de uma única correia, conforme as possibilidades abaixo ilustradas:



Os raios das polias A, B, C e D são, respectivamente, 4,0 cm, 6,0 cm, 8,0 cm e 10 cm. Sabendo que a frequência do eixo do conjunto CD é 4800 rpm, a maior frequência obtida para o eixo do conjunto AB, entre as combinações, é:



a) 400 Hz
b) 200 Hz
c) 160 Hz
d) 133 Hz
e) 107 Hz

17) (FUVEST-SP) Uma criança montada em um velocípede se desloca em trajetória retilínea, com velocidade constante em relação ao chão. A roda dianteira descreve uma volta completa em um segundo. O raio da roda dianteira vale 24 cm e o das traseiras 16 cm.



Podemos afirmar que as rodas traseiras do velocípede completam uma volta em, aproximadamente:

a) 0,5 s
b) 0,66... s
c) 1 s
d) 1,5 s
e) 2 s

18) Dois corredores percorrem uma pista circular de 120 m no mesmo sentido com velocidade escalar de 6 m/s e 8 m/s. Sabendo-se que no instante t0 = 0 os dois estão na mesma posição, determine quando o corredor mais veloz consegue obter uma volta de vantagem sobre o outro.















































Gabarito:

1) c
2) b
3) e
4) b
5) a
6) c
7) a
8) e
9) a
10) b
11) d
12) e
13) c
14) a) 3000 voltas
b) 2,5 Hz
15) c
16) b
17) b
18)  60 s
Share:

Canal no Youtube

Número de Visitas

counter