- Óptica
Objetivo
O objetivo deste experimento é construir uma lente de aumento.
Contexto
Lentes são objetos translúcidos que apresentam duas superfícies refrativas. A refração é o fenômeno no qual a luz muda sua direção de propagação ao mudar de um meio para outro, como por exemplo, água e ar, ar e vidro etc. O índice de refração (n) é uma propriedade de um determinado meio (por exemplo: nar = 1; nvidro = 1,52; nágua = 1,33) e que influencia diretamente a intensidade e a direção do raio de luz refratado. As lentes de aumento são, em geral, lentes de bordos finos mergulhadas em uma substância de índice de refração menor do que o do material de que é formado a lente. São usadas para ampliar imagens.
Tipos de lentes
n2 > n1 convergente divergente
n2 < n1 divergente convergente
obs: n2 = índice de refração do meio com que a lente é feita.n1 = índice de refração do meio em que a lente está imersa.
Uma lente convergente concentra a luz, enquanto uma lente divergente espalha a luz.
Idéia do Experimento
Faz-se uma argola de arame e mergulha-se ela em água. A tensão superficial da água - propriedade que as moléculas de água têm de se manterem unidas - faz com que a gota fique presa de forma abaulada na argola de arame, formando uma lente biconvexa e, portanto, convergente. Quando se aproxima a lente de algo e se olha através dela, observa-se que ela aumenta a imagem, ou seja, funciona como uma lente de aumento.
Material
- Arame de cobre => Pode ser substituído por arame de aço fino.
- Água
- Lápis => Só será utilizado para enrolar o arame dando forma a argola, portanto, pode ser substituído por qualquer outro objeto de forma cilíndrica. Tentamos objetos de diâmetro maior, mas não obtivemos resultados satisfatórios.
Enrole e torça o arame em volta do lápis para formar uma argola.
Mergulhe a argola na água, de modo que uma gota fique presa à argola.
Esquema Geral de Montagem
Figura 1 - Este foi o método utilizado para dobrar o arame.
Figura 2 - Lente de aumento sobre a palavra "aumento".

Dayvidson Siqueira